terça-feira, 28 de setembro de 2010

Adolf Hitler, história e PS

 Adolf Hitler, um austríaco considerado por muitos louco e extremista. Sim, ele foi isso e muito mais. Todo mundo quando pensa em Hitler, imagina uma pessoa totalmente louca sem nenhuma ideia cabivel à sociedade. Por trás de tanta coisa horrível que ele disse, percebi uma de suas ideias que pudesse ser salva.
 Lendo o começo do livro, achei que ele fosse completamente pirado, talvez um pouco mais que isso. Mas percebi que ele tem uma concepção sobre história, que muitos hoje ainda não desenvolveram, apesar de se dizerem tão superiores. Para repetir os feitos de Hitler, a pessoa teria que ser tão inteligente quanto! Pode ser que suas ideias fossem absurdas, mas foi com sua inteligência que ele conseguiu instaurar seus pensamentos na sociedade. Não fosse o seu poder de persuasão, nunca teria chegado onde chegou. Sem o mínimo de esperteza não conseguiria fazer metade do que fez. Se tivesse menos autoridade, não seria temido. As pessoas se rendiam por encontrar nele uma fonte de segurança, porque sua expressão passava extrema segurança, já que tinha convicção no que estava fazendo ou simplesmente porque se não fossem a favor, seriam perseguidos e mortos. Hitler não conseguia conviver com a diferença e não a aceitava de maneira alguma.
 Apesar de conseguir tudo o que queria, Adolf Hitler colocou na mente de muita gente, ideias de soberania e nacionalismo extremo, distinção de raça e perseguição aos que não o aceitavam. Os piores pensamentos possíveis contra os próprios 'irmãos' humanos. Por trás de toda aquela camada de hipocrizia que era estampada como seu manto, pude perceber uma ideia de história, o que foi e o que é história, uma verdadeira ideia de história. Talvez só para mim, mas ali eu identifiquei o meu sentido de história, uma das matérias que mais deveria ser valorizada e que hoje não passa de nada para muitos. Hitler definia história como matéria a ser analisada, estudada e aprofundada, se entender o que acontecer e porque aconteceu, para ele não era simplesmente ficar decorando datas e nomes, pra fingir que entende de alguma coisa. "Aprender história quer dizer procurar e encontrar as forças que conduzem às causas das ações que vemos como acontecimentos históricos. A arte da leitura como da instrução consiste nisto: conservar o essencial, esquecer o dispensável" escreveu em seu livro. Parecia ter uma paixão pela matéria, que foi compreendida por seu professor que dividia o mesmo ponto de vista, Hitler até exagera nas suas citações no livro, dizendo que era possível até chorar na aula do tal professor(fica a seu critério acreditar nessa parte). 
 Por perceber esse lado desse exterminador em massa, eu parei para pensar que antes de se descartar completamente uma receita, por não gostar muitos ingredientes, leia-a até o fim, você pode gostar de uma parte e aproveitá-la pra montar a sua própria receita. 

PS: Que fique claro que nesse post não desenvolvo nenhuma apologia às ideias Adolf Hitler. Muito pelo contrário! Mostro o entendimento de teoria e estratégia que ao meu entendimento foram adotados. E que muitas de suas ideias eram repulsivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário