terça-feira, 13 de setembro de 2011

Teorias

   Por que na teoria tudo é mais fácil? Na escola aprendemos coisas que dizem ser importantes para nós. Será que realmente são? Até alguns anos atrás, quem detinha sabedoria não era necessariamente aquele que frequentou a escola. Tirar notas boas. Queria saber se isso realmente significa alguma coisa, se isso muda algo no meu caráter. Os maiores gênios já existentes não eram os melhores alunos. Gênios são aqueles que buscam o saber, aqueles que se destacam no meio de uma multidão, aqueles que sabem o que querem. Até aqui nenhuma novidade. Afinal, nada no mundo é novidade. Tudo é conhecido por algo ou alguém, inclusive aquilo que você nem imagina. Deve ser estranho para um ser tão "superior" como nós admitir que de nada sabe. Agora me responda, em que somos superiores? Nossa capacidade de desenvolvimento intelectual nos levou aonde? Eu sei, não chegamos a lugar nenhum. Mas estamos nos enfiando num caminho sem volta, estamos no caminho do apocalipse. Nada mais justo.
   A justiça um dia terá que ser feita. Eu me pergunto, existe justiça afinal? Talvez não. Somos julgados e julgados, todos os dias, por aqueles que são nossos semelhantes e, portanto, errantes também. Isso está certo? Creio que não. Mas quem sou eu? Mais um na multidão. Tenho vontade de ser diferente, tenho vontade de me destacar. Quem não tem? Eu sei, aqueles que não têm vontade própria. Respiram por respirar, têm uma existência insignificante. Aqui estou eu, estou julgando. Pelo jeito não sou tão diferente dos outros. Minha composição química se assemelha com a sua, minha estrutura também. Dizem que somos muito diferentes, será? Talvez, mas não completamente. Temos as mesmas atitudes, a diferença está na quantidade de erros. Sim, erros. Sei que você também os comete. 
   Cadê a coragem desse ser "superior" de admitir que não é nada? Ser superior é isso? Maquiar e fingir que nada pode ser melhor que nós? Conceitos e mais conceitos, não sei até onde isso vai. Tenho medo do resultado que isso pode ter. Como um simples ser errante, permaneço no meu mundinho, permaneço cercada por hipocrisia e falta de coragem, permaneço me juntado a massa e me afastando cada vez mais ao mesmo tempo. "Nenhum homem é uma ilha", porque nenhuma ilha merece ser comparada com tal. 

2 comentários: